O que é Pecuária 4.0 e como começar a investir em modernização
O Brasil sempre teve no agronegócio uma das principais vertentes de sua economia e, dentro deste contexto, a pecuária ocupa papel de destaque. Não por acaso, desde a década de 1960 o setor passa por grandes mudanças no que diz respeito à inovação e o resultado não poderia ser outro: temos o segundo maior rebanho comercial de bovinos do mundo (sendo o maior exportador de carne global) e estamos entre os três principais exportadores de leite, com uma produção de cerca de 34 bilhões de litros anuais.
Hoje, o setor passa pelo que se chama de quarta revolução tecnológica, ou em outro termo, pela Pecuária 4.0. Trata-se da utilização cada vez maior de novas tecnologias nas fazendas, que tem como principal objetivo acelerar a melhoria de fatores como produtividade, assertividade nas tomadas de decisão, sustentabilidade e conexão, além de contribuir para o bem-estar animal.
Mas afinal, que tecnologias são essas?
As principais tecnologias da Pecuária 4.0
Depois de explicado o conceito macro de Pecuária 4.0, a pergunta mais natural a se fazer é: mas afinal, quais são as tecnologias adotadas nesta inovação? De forma resumida, podemos dizer que as principais são:
- Softwares para controle de manejo - Programas que compilam dados como extrato do rebanho, produtividade e análises zootécnicas para que, em posse dessas informações, o produtor possa tomar melhores decisões;
- Telemetria - Tecnologia que ajuda a otimizar a alimentação do rebanho, indicando as melhores áreas do pasto e transmitindo dados sobre o solo, para que a pastagem possa ser produzida na quantidade ideal;
- Sensores IoT - Usados em colares inteligentes, ajudam a medir e a registrar informações e dados completos relativos à saúde dos animais, como período de ovulação e incidência de doenças, por exemplo;
- Drones - Utilizados para o monitoramento do rebanho, facilitam a identificação de fugas e falhas nas cercas que podem trazer prejuízos;
- Balanças inteligentes - Essenciais para o desenvolvimento e avaliação do desempenho nutricional dos animais é, sem dúvida, um dos investimentos mais importantes que o produtor que deseja modernizar sua propriedade deve fazer.
E a Siltomac tem a solução perfeita quando se fala em balança inteligente!
Conheça a Solumac, a balança inteligente da Siltomac
A Solumac é a balança inteligente, eletrônica e sem fio da Siltomac, fundamental na preparação da dieta dos animais. Extremamente precisa e em linha com o que há de mais moderno e inovador quando o assunto é tecnologia, é perfeita para fornecer uma alimentação com nutrientes na medida certa, sem desperdícios e de forma muito prática.
Fácil de operar e totalmente portátil, é uma solução completa, que permite ao produtor uma melhor compreensão de todo o cenário e que possibilita a mensuração de dados, inclusive com emissão de relatórios.
Mas os benefícios não param por aí. Entre suas principais características, a Solumac conta ainda com:
- Painel indicador sem fio
- Área de interação totalmente em português
- Interface amigável
- Tela colorida e sensível ao toque
- Painel portátil
- Relatório de desempenho completo
São muitas as vantagens e você pode saber tudo sobre a Solumac clicando aqui!
E, para entrar em contato conosco, acesse www.siltomac.com.br.